Blog
IV Seminário Relações de Gênero, Religiões e Direitos Humanos
- 14 de outubro de 2021
- Postado por ESA OAB/SE
- Categoria: ESA Presenciais Seminários
Data e hora do evento: 20/10/2021 18:00h às 22:00h
Objeto do evento:
O evento tem por objetivo discutir sobre temas atuais que envolvem o entrelaçamento entre religiões e questões de gênero, especialmente sobre as vivências e experiências de atores sociais, pesquisadores e líderes religiosos frente às interrogações destas questões sob as suas perspectivas de atuação.
A discussão se dará a partir de quatro eixos temáticos: 1. Religião e Direitos Humanos, 2. Cristianismos e Relações de Gênero, 3. Mulheres no Candomblé e 4. Fé e afeto: perspectivas do público LGBTQI+.
Local: Presencial no Plenário da OAB/SE
Abertura: Isabella Sandes (presidente) Douglas Costa (vice-presidente) da comissão
Mediadores: Ana Paula Menezes, Júlio Hora, José Dalmo Dias e Adelmo Junior (membros da comissão)
Temática 1: Religião e Direitos Humanos
Convidados:
Ilzver Matos – Professor do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Presidente da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE). Diretor da Associação Brasileira de Pesquisadoras e Pesquisadores pela Justiça Social (ABRAPPS). Diretor de Direitos Humanos da Prefeitura de Aracaju. Militante do movimento negro e afrorreligioso em Sergipe. Presta assessoria jurídica e consultoria na elaboração de projetos para movimentos sociais. Recebeu o Prêmio Direitos Humanos 2018, do Ministério dos Direitos Humanos e a Medalha de Direitos Humanos Dom José Vicente Távora, da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, em 2019.
Mônica Porto – Advogada, presidente da Comissão de Direitos LGBTQIA+ da OAB/SE. Pós graduada em direito do trabalho e direito previdenciário. Especialista em Direito Homoafetivo e de Gênero. Facilitadora em UJR.
Temática 2: Cristianismos e Relações de Gênero
Convidados:
Padre Anderson Pina – Formado em Biologia- UFS; Mestre em Bioética Clínica- UPRA – Itália ; Filosofia- SMNSC; Teologia- UPRA- Itália; Membro da Sociedade brasileira de bioética; Membro da Sociedade brasileira de Teologia Moral.
Prof. Romero Venâncio – Formado em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife – ITER, Formado em Filosofia pela UFPB. Especialização em Teologia UFPB/UNIPÊ. Mestre em Sociologia pela UFPB. Doutor em Filosofia pela UFPE. Prof. Departamento de Filosofia – UFS desde 1998, Prof. Pós Graduação em Filosofia – UFS.
Debates – 20 min.
Temática 3: Mulheres no Candomblé
Convidadas:
Iyá Jouse Mara – Psicóloga graduada pela Faculdade Pio Décimo. Especialista em Direitos Infanto-Juvenis no Ambiente Escolar pela Universidade Federal de Sergipe (UFS/CESAD). Graduada em Naturopatia pelo Centro de Estudios Técnico Profesional y Formación Universitária de Sevilla/Espanha. É também Iyalorixá do Ilê Axé Omon Tobi Oyá Lokê. Atualmente coordena o projeto ‘Mesa de Terreiro’, com atividades voltadas para o estudo do (re)sentir renascer ancestral; violência de gênero e subjetividades estilhaçadas em diáspora, atuando no fortalecimento e repotencialização de mulheres, homens e crianças pretas.
Iyá Martha Sales – É Professora, licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Antropologia pela UFS/NPPGA. Pós-graduanda em Cinema e Linguagem Áudio visual. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas-NEABI na Universidade Federal de Sergipe. Membro da Sociedade de Estudos Étnicos, Políticos, Sociais e Culturais “Omolàiyé”. Sócia fundadora do Espaço de Arte, Cultura e Educação Omiró-CASA DE MAR. Membro do Conselho da Organização de Mulheres de Axé do Brasil. Assume o título de Yalaxé no Ilê Axé Omin Mafé.
Temática 4: Fé e afeto: perspectivas do público LGBTQIA+.
Convidadas:
Linda Brasil – Mestra em Educação. Lutadora incansável a favor dos direitos da população LGBTQIA+, da democracia, diversidade e igualdade social e de gênero. Fundadora da CasAmor. Feminista, transfeminista. Atualmente é vereadora na Câmara Municipal de Aracaju sendo a 1ª mulher trans eleita vereadora em Aracaju.
Debates – 20 min.