Blog
HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
DATA DE REALIZAÇÃO: 14 de outubro
HORÁRIO: 15 às 17h
LOCAL: Plataforma ZOOM e Canal do YOUTUBE da OAB/SE
VALOR: GRATUITO
Quinta-feira, 14, a partir das 15h, a OAB/SE, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vários parceiros, realiza debate com o tema: Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher; através do nosso canal – www.youtube.com/oabse e Zoom para quem se inscrever previamente.
Contaremos com a participação de representantes, além da OAB, da Academia Sergipana de Letras Jurídicas, ASLJ, da Associação Sergipana do Ministério Público, ASMP, da Associação dos Magistrados de Sergipe, AMASE, Associação dos Defensores Públicos do Estado – ADPESE, Polícia Militar de Sergipe-PMSE, Polícia Civil de Sergipe, do Instituto Brasileiro do Direito da Família – IBDFAM e do SESI.
OBJETIVOS
Ampliar e aprofundar o debate sobre a Campanha da ONU sobre o papel do homem no enfrentamento à violência contra a mulher. Proporcionar debate sobre as possibilidades de atuação do homem e das instituições, em Sergipe, para mitigar a violência contra a mulher, ampliando as dimensões da compreensão do conflito seja no âmbito doméstico ou fora dele, tendo como referência o Laço Branco – campanha internacionalmente conhecida que começou depois de uma tragédia de feminicídios no Canadá. Os homens canadenses lançaram a campanha para mostrar ao mundo que, apesar de existirem aqueles que agridem mulheres, há também os que repudiam e não se calam diante dessa violência
É notório que o problema da violência contra a mulher afeta a família e a sociedade, estando na ordem do dia das preocupações de todos e todas que desejam uma sociedade melhor.
JUSTIFICATIVA
Apesar da existência de igualdade no plano formal, permanecem na sociedade muitas formas de discriminação e violência em razão de gênero. Na época da Constituinte, a luta era focada no reconhecimento constitucional da igualdade entre homens e mulheres, sendo acolhida esta reivindicação pela Constituição de 05 de Outubro de 1988. Hoje a pauta é outra: a busca pela efetivação dos direitos, tema de presença indispensável na teoria jurídica contemporânea e, especialmente, caminhos possíveis que possam contribuir para a superação da violência de gênero.
Assim, o objetivo geral deste debate é ampliar reflexões quanto às especificidades dessa área, em especial, relativamente à assistência, proteção e combate à violência contra a mulher, sensibilizando HOMENS DE SERGIPE, de diversas instituições do sistema de justiça e outras entidades, com envolvimento direto da AMASE, ASMP, PM, PC, SESI, ASLJ, IBDFAM, entre outros na percepção das nuances da violência e/ou discriminação contra a mulher e socializando as boas práticas para o enfrentamento eficaz da Violência contra a mulher.
A violência doméstica e familiar é um fenômeno que atinge mulheres sem distinção, de todas as idades, classes sociais, raça ou etnia, não obstante algumas dessas interseccionalidades interferirem mais gravemente, causando maior violência. Os papeis construídos socialmente, ao longo dos tempos, para homens e mulheres, e os valores a eles atribuídos, resultaram em discriminações e violências, que não mais podem ser toleradas no século 21
É notório que o problema da violência contra a mulher afeta a família e a sociedade, estando na ordem do dia das preocupações de todos e todas que desejam uma sociedade melhor.
PÚBLICO-ALVO
O debate tem como público-alvo advogadas e advogados, Magistrados, Membros do MP, Defensores Públicos, Empresas, Policiais, profissionais da assistência social, saúde e educação e de outras áreas, estudantes, entidades da sociedade civil, movimentos sociais etc.
ABERTURA
Diretoria OAB e CDDM
EXPOSITORES:
OAB/CDDM
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher- GT He For She
-Nelson Felipe da Silva Filho
-Manoel Ilson da Silva
AMASE
Associação Magistrados de Sergipe
-Roberto Alcântara de Oliveira Araújo
ASMP
Associação Sergipana do Ministério Público
-Luís Fausto Dias de Valois Santos
ADPESE
Associação de Defensores Públicos Sergipe
-Herick Victor Dantas de Argôlo
PM
Polícia Militar de Sergipe
-Alexandre Soares Freire da Costa
PC
Polícia Civil de Sergipe
-Ronaldo Alves Marinho da Silva
SESI
Serviço Social da Indústria
-Acrizio José Campos Souza
ASLJ
Academia Sergipana de Letras Jurídicas
-José Eduardo de Santana Macedo
IBDFAM
Instituto Brasileiro de Direito de Família
Édson Ulisses de Melo
INSCRIÇÕES E CERTIFICAÇÃO
As inscrições devem ser feitas através do sítio eletrônico da OAB/SE/ESA. O debate ocorrerá virtualmente através do Zoom (ESA/OAB-SE) e todos terão direito à fala e participação direta no debate – de onde receberão o link.
* Participação com Certificação – Inscrição no site da esasergipe.org.br:
* Certificação somente para os inscritos no IMASTERS, e desde que registre a sua presença na plataforma ZOOM.
* Colocar o nome completo no cadastro do ZOOM para identificação do acesso no evento.
Contamos com a sua participação!
#oab #oabse #oabsergipe #oabseyoutube #combateaviolenciacontraamulher