Revista da Escola Superior de Advocacia de Sergipe

A Revista da Escola Superior de Advocacia de Sergipe traz agora uma nova proposta para os colegas da advocacia e integrantes da sociedade civil. Pensando em como favorecer o ambiente interativo entre juristas e demais segmentos, resolvemos tornar a revista menos burocrática com relação ao volume anterior, mas isso sem perder o rigor e a seriedade do conteúdo explorado. A Revista da ESA/SE nasceu com a ideia de ser um espaço de comunicação onde os argumentos pudessem surgir e ser debatidos, não somente por advogados e advogadas acadêmicos, mas prioritariamente por advogados e advogadas em sua essência. É sob essa perspectiva que lançamos o tema desse novo volume: Direito de Defesa e Acesso à Justiça.

A nossa Constituição, em seu artigo 133 assevera que “o advogado é indispensável à administração da justiça […]”. Esse é um direito do cidadão brasileiro, que quando parte em uma lide, necessita de uma defesa técnica, e quando tem um direito violado ou ameaçado de violação, não pode ficar desamparado, ante a inafastabilidade da jurisdição. Acusação e defesa precisam estar em perfeito equilíbrio para que a justiça possa ser alcançada, além de poder contar com juízes imparciais. É nesse sentido que tanto a Constituição quanto o Estatuto da OAB trazem prerrogativas para a advocacia que são de extrema necessidade para a sua atuação, e a violação de qualquer uma delas não é uma afronta somente à pessoa da advogada ou advogado, mas um verdadeiro atentado à cidadania e à democracia brasileira.

Uma das principais garantias para o exercício desses direitos é o acesso à informação. A informação deve ser prestada ao cidadão com clareza, objetividade, simplicidade e rapidez. Para que a Revista da ESA/SE pudesse contribuir com essa garantia e alcançar esse objetivo, nós tivemos a ideia de reduzir a quantidade de páginas dos artigos, e dar mais espaço para a opinião dos advogados, que agora poderão escrever com mais liberdade. Além disso, nós aumentamos a quantidade de coautores/coautoras e a quantidade de artigos que cada autor(a) poderá nos enviar. Outros aspectos essenciais para garantia do acesso à informação foram mantidos. As inscrições continuam gratuitas e a publicação manter-se-á eletrônica.

Em contrapartida, os artigos não serão mais colocados à apresentação e debate oral pelos autores e autoras. Em vez disso, aqueles que tiverem seus artigos aprovados para publicação, caso se interessem, poderão confeccionar um banner que ficará em exposição na sede da ESA, por prazo determinado, ou em eventos que a Escola seja participante. Essa foi a forma que a nossa equipe encontrou de divulgar o nome do(a) advogado(a) autor(a) do artigo que ficará exposto para todos os visitantes.

Então, caros colegas, é com enorme carinho e ansiedade que nós, a equipe da ESA/SE, esperamos o envio dos seus artigos!

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:

[caldera_form id=”CF59a708c3284f6″]