Blog
IMERSÃO PRÁTICA PARA ADVOCACIA NO ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO
- 11 de agosto de 2025
- Postado por ESA OAB/SE
- Categoria: ESA Palestras Presenciais
Data: 18 e 19 de agosto de 2025
Local: Sala de Aula da ESA – Escola Superior de Advocacia da OAB/SE
Público-alvo: Advocacia
Carga horária: 12 horas – Formato presencial
Inscrição solidária (1kg de alimento não perecível ou 1 item de higiene – absorvente)
Programação
Segunda, 18/08
O primeiro contato: da escuta à ação
14h – Inauguração da Prateleira Maria da Penha
14h10 – Palestra Magna
Jumara Pinheiro
Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Sergipe desde 1997. Exerceu a função de Juíza Coordenadora da Mulher do TJSE gestão 2023/2025. Atualmente é juíza titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Aracaju.
14h40 – Painel 1: Violências Específicas e os Desafios da Interseccionalidade
Palestrante:
Clara Arlene Ferreira
Mulher preta, mãe, candomblecista, advogada especialista em crimes raciais e violência de gênero. Advogada criminalista. Especialista em direitos antidiscriminatórios. Membro fundadora da ANSE – Advocacia Negra Sergipana, e do IABM. Conselheira Federal da OAB.
Sheila Christine
Advogada especialista em Direitos para Pessoas com Deficiência. Conselheira Seccional da OAB/SE. Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/SE. Membro do Comitê de Combate ao Assédio Moral, Sexual e todo tipo de Discriminação da OAB/
Presidente de mesa: Mirella Andrade
15h40 – Painel 2: Acolhimento e Escuta Ativa
Sabrina Duarte
Psicóloga do Tribunal de Justiça de Sergipe. Trabalha com família há 20 anos. Trabalha, hoje, na Coordenadoria da Mulher, com o combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher. Ministra capacitações e realiza projetos estratégicos na área de violência contra a mulher.
Elaine Cristina da Silva Oliveira
Advogada, especialista em Direito do Consumidor e pós-graduada em Direito Público e Governança Pública. Membro da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ). Primeira secretária da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher).
Presidente de mesa: Greiciane Santos
16h40 – Coffee Break
17h – Painel 3: Prática do Atendimento em Delegacias
Juliana Abreu
Advogada criminalista, presidente do Projeto Liberdade, copresidente da União Nacional das Advogadas Criminalistas em Sergipe, vice-presidente da Comissão Especial do Tribunal do Júri da OAB/SE, pós-graduada em Lei de Drogas, especialidades em Tribunal do Júri, crimes sexuais e Lei Maria da Penha.
Camila Rodrigues
Advogada, professora, assessora jurídica da Secretaria da Saúde de Aracaju. Conselheira Seccional. Presidente da Comissão de Prerrogativas e Valorização da Advocacia.
Presidente de mesa: Keziah Aragão
18h – Painel 4: Medidas Protetivas e Atuação Estratégica
Erivander Aquino
Advogado e analista de negócios atuando no desenvolvimento do aplicativo SOS Maria da Penha, voltado à proteção e acolhimento de mulheres em situação de violência. Graduado em Gestão Pública e Contabilidade. Secretário-Geral da Comissão de Direito Digital, Inovação e Tecnologia da OAB/SE.
Gabriel de Sá
Delegado de Polícia Civil em Sergipe, atuando na Delegacia Regional e Núcleo de Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis em Nossa Senhora da Glória, e Representante Suplente do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas das Juventudes (CIPPJ) do estado de Sergipe.
Presidente de mesa: Karen Louise
19h – Palestra de Encerramento: Assistência qualificada no processo penal
Valdilene Martins
Advogada. Idealizadora e presidente do Instituto RESSURGIR Sergipe
Debatedora: Marta Soraya
Presidente de mesa: Marianna Montalvão
Terça-feira, dia 19/08
ESTRATÉGIAS AVANÇADAS DE ATUAÇÃO JURÍDICA E PRÁTICA PROFISSIONAL
14h – Painel 5: Atendimento Jurídico na Prática
Indigleide dos Santos Brito
Advogada criminalista e pós-graduada em Direito Público. Gerente da Diretoria de Proteção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Ouvidora Setorial e Ponto Focal do Ligue 180 na Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres de Sergipe.
Presidente de mesa: Émilly Samita
14h10 – Painel 6: Escuta Ativa e Acolhimento Jurídico
Marcela Pithon Brito dos Santos Carvalho
Especialista em Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal e Direito do Trabalho. Mestre em Direito pela UFS e MBA em Gestão em Saúde pela FGV. Professora universitária. Presidente da Comissão Especial de Direito do Terceiro Setor da OAB/SE. Presidente da Comissão Especial das Organizações Sociais e Filantrópicas da OAB Nacional.
Presidente: Bianca Fonseca.
14h50 – Painel 7: Como Peticionar de Forma Estratégica
Luciana Costa Ferreira
Advogada, Procuradora da Mulher Adjunta da OAB/SE, Conselheira Seccional da OAB/SE. Especialista em Penal e Processo penal pela PUCRS. Mestranda em Ciências Criminais pela Universidade de Coimbra/PT. Integrante do Comitê de Combate ao Assédio da OAB/SE.
15h30 – Coffee Break
16h – Painel 8: Práticas complementares ao sistema de justiça para o enfrentamento multifatorial da violência doméstica
Verônica de Oliveira Lazar
Promotora de Justiça dos Direitos do Cidadão, especializada em defesa do direito à educação. Diretora do Centro de Apoio dos Direitos da Mulher do MP/SE. Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – COPEVID.
Samyle Regina Matos Oliveira.
Advogada. Conselheira Seccional da OAB/SE. Diretora da ESA Sergipe. Doutora em Direito pela UFBA. Professora Universitária. Coordenadora da Pós-Graduação em Direitos Humanos da UNIT. Presidente do Grupo de Pesquisa “O Sistema Multiportas e os Novos Paradigmas de Justiça.
Presidente de mesa: Fabiana Macedo
17h – Painel 9: Redes de Proteção à Vítima
Luciana Ribeiro
Assistente Social, especialista Reabilitação de Dependentes Químicos – IFS, Pós Graduada em Políticas Públicas – Uninassau, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres – SEMFAS, Coordenadora do CRAM – Aracaju, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Aracaju).
Elissandra Barboza Santos Mariano
Assistente social, mestranda em Serviço Social pela UFS. Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela UFS. Especialista em Serviço Social, Ética e Direitos Humanos pela Faculdade Fetal de Caarapó. Atua como assistente social no CRAM-Aracaju.
Presidente de mesa: Lylian Melo
18h – Palestra de Encerramento: O papel da advocacia na transformação da realidade
Roberta Menezes
Advogada especialista em Direito de Família com perspectiva de gênero, fundadora do primeiro escritório em Aracaju voltado exclusivamente ao atendimento de mulheres. Criadora do Método Prisma, uma abordagem de atendimento jurídico que une escuta ativa, acolhimento e excelência estratégica.
Debatedora: Aline Aragão
Presidente de mesa: Laila Leandro
19h – Encerramento Oficial
